Projeto Capacitar

Projeto Capacitar

Sobre o Projeto

Nessa primeira etapa, a proposta é sensibilizar os participantes a uma gestão voltada para a obtenção de resultados e, ao mesmo tempo, consciente das diversas responsabilidades administrativas, financeiras e legais dos gestores das Organizações da Sociedade Civil – OSC, extensiva aos membros dos Conselhos Municipais. Os primeiros cursos oferecidos, além da abordagem global da gestão da OSC, tratarão da especificidade dos Conselhos Municipais do IDOSO  e dos Direitos da CRIANÇA E e do ADOLESCENTE.  São direcionados tanto aos gestores e colaboradores das OSC, como aos membros do Conselheiros Municipais. Este conteúdo introdutório abrange desde a elaboração de um projeto, até aspectos de gestão administrativa-financeira das entidades, considerações históricas sobre o Terceiro Setor, alguns pontos jurídicos e, lógico, gestão de projetos. Espera-se que uma visão mais abrangente permita a sensibilização para a melhoria qualitativa da gestão, na medida em que proporciona um conhecimento mais amplo sobre todo o processo de autossustentabilidade de uma entidade sem finalidade lucrativa.

Objetivo

Oferecer um programa introdutório de capacitação que propicie às Organizações da Sociedade Civil – OSC e aos Conselhos Municipais, considerando seus Membros e Colaboradores, a compreensão, estruturação e gestão de suas atividades, permitindo uma administração mais moderna e eficaz, com a elaboração e submissão de projetos em editais e outros mecanismos de captação de recursos, de forma qualificada, viabilizando sua autossuficiência financeira e o cumprimento de seus objetivos estatutários.

Pilares

O Programa tem seus alicerces em 5 pilares:

Metodologia

A capacitação concilia aulas gravadas e momentos de atividades ao vivo, possibilitando o aprendizado do conteúdo nos horários de conveniência do participante, mas oferecendo um contato direto, embora virtual, para esclarecimentos, compartilhamento, realização ou apresentação de atividades em grupo e formação de rede de contatos profissionais.

O conteúdo está dividido em módulos temáticos que, por sua vez, estão divididos em aulas, com duração entre 20 e 40 minutos, compostas de conteúdo expositivo, exemplos práticos e uma atividade a ser executada pelo participante.

Essa  metodologia permite que uma instituição tenha vários participantes em uma mesma turma ou, alternativamente, distribua seus colaboradores por mais de uma turma, como for conveniente.

Time de Especialistas

Professores

Lívia Furtado

Lívia Furtado

Lívia Furtado é advogada especialista em Terceiro Setor, mediadora de conflitos e consultora de projetos socioambientais. Proprietária do escritório jurídico especializado em Direito do Terceiro Setor Lívia Furtado Advocacia e Consultoria.

Possui certificação internacional em gestão de projetos para o setor de desenvolvimento – Project Management for Development Professionals – Project DPro. Pós-Graduação em Direito Público e Direito Constitucional pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático. LLM em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos pela ESA/OAB, com certificação internacional em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela UEMG. Membro da Comissão Permanente de Direito do Terceiro Setor da OAB/MG. Foi pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa em política pública da pessoa idosa e gestão jurídica das organizações. Assessora jurídica da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado e do Sistema Divina Providência. Professora da Fundação Dom Cabral e da PUC Minas em Governança e Compliance.

Possui um escritório jurídico especializado em associações, fundações, institutos empresariais e projetos culturais que atuam no Terceiro Setor.

https://www.linkedin.com/in/furtadolivia

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Contador, Perito Judicial e Extrajudicial Contábil, Pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Perícia, Prof convidado PUC/MG, Faculdades Una/MG e FACISA/MG.

Bruno Manzolillo

Bruno Manzolillo

Bruno Manzolillo

Bruno Manzolillo

Administrador e Advogado. Professor da UnB, Conselheiro do CONAMA, Presidente da Fundação PRO UNI-RIO, Presidente da FBCN e Presidente e Fundador da Federação de Fundações do Estado do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Fundações.

Paulo Morais

Paulo Morais

Paulo Morais

Paulo Morais

Mestre em Gestão Pública e Doutorando em Ciências Sociais, é Jornalista, Gestor Cultural e Coordenador de Projetos na Viraminas Associação Cultural há 15 anos.

Patrícia Siman

Patrícia Siman

Pedagoga, Bacharel em Direito, Mestranda em Gestão Integrada de Território é Especialista em Gestão de Políticas Públicas e Gestão do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Mario Bruno

Mario Bruno

Psicólogo com Especialização em Gestão de Negócios, tem atuado como Consultor para OSC desde 1996. É o idealizador e Coordenador do Projeto Capacitar.

Eles tornam possível

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