Capacitar – Gestão Cultural

Categorias Cultural, Direitos Civis
Gratuito
Gratuito

Material inclui

  • Videoaulas com instrutor
  • Apostilas de apoio
  • Questionários para fixação
  • Encontros ao vivo
80h
de duração
Todos os níveis
Nível de dificuldade
Certificado
de conclusão

SOBRE O CURSO

O curso, Capacitar – Gestão Cultural, é um programa de capacitação profissional voltado às entidades atuantes na área cultural. É direcionado a Membros e Colaboradores das Organizações da Sociedade Civil – OSC com atuação no campo da cultura, bem como representantes de coletivos, associações, instituições sociais e agentes culturais de todo o país.

De forma mais ampla, o curso pretende capacitar Dirigentes, Gestores, Conselheiros e Colaboradores (formais ou voluntários) das entidades que desenvolvem ou desejam desenvolver projetos culturais, além de cidadãos interessados em atuar, apoiar ou constituir sua própria organização cultural com base nos princípios da gestão profissionalizada e da utilização das Leis de Incentivo à Cultura.

Para Quem é o Curso

  • O Capacitar Gestão Cultural é voltado para gestores, produtores, artistas, coletivos e organizações do terceiro setor que atuam na área cultural e social e desejam profissionalizar sua gestão, ampliar o acesso a editais e fortalecer sua sustentabilidade.
  • Ideal para quem busca transformar ideias e iniciativas culturais em projetos estruturados, transparentes e de impacto social duradouro.

Requisitos

  • O curso não tem pré-requisitos

Conteúdo do curso

Informações Gerais
Este espaço visa centralizar todos os materiais e comunicações essenciais do curso, servindo como ponto de partida e referência contínua para os(as) cursistas. Neste espaço, você encontrará: - 📅 Agenda completa dos encontros ao vivo, com links de acesso e gravações; - 🧭 Orientações gerais sobre o curso, incluindo o funcionamento da plataforma, certificados e suporte; - 📚 Materiais complementares e documentos de apoio relacionados aos módulos; - 💬 Canais oficiais de comunicação, para tirar dúvidas e acompanhar os avisos importantes; - 🔗 Links úteis e informações sobre os projetos e parceiros envolvidos. Este será seu ponto de referência durante toda a jornada no Capacitar!

1ª Etapa – Introdução à Gestão do Terceiro Setor (30h)
Objetivo: nivelar o conhecimento e garantir base sólida de gestão institucional. Conteúdos: - Introdução ao marco regulatório do Terceiro Setor e papel das OSCs; - Estruturação do estatuto e documentação institucional; - Elaboração de projetos e fundamentos da captação de recursos; - Noções de gestão financeira e contábil para OSCs; - Prestação de contas e boas práticas de transparência; - Ética, integridade e governança institucional. - Bônus opcional: Estrutura dos Conselhos FIA e FPI (municipal, estadual e federal).

Módulo 1 – Introdução ao Terceiro Setor e seu Marco Regulatório
Breve histórico das ações de filantropia, possibilitando um entendimento crítico das práticas atuais e do contexto da legislação. Serão apresentadas as possíveis formas de constituição legal de uma entidade sem finalidade lucrativa, o novo Marco Legal do Terceiro Setor e sobre o título de OSCIP.

Módulo 2 – O Estatuto e a Documentação Institucional
Estrutura básica e análise prática de um Estatuto, com os itens obrigatórios e as possibilidades de se trabalhar seu conteúdo, de forma a atender às especificidades da instituição.

Módulo 3 – Elaboração de Projetos e Aspectos da Captação de Recursos
Visa transferir conhecimentos metodológicos sobre elaboração de projetos, desde a leitura de editais ou similares, até a redação final do projeto, considerando os quesitos e características de cada edital e as despesas para execução.

Módulo 4 – Gestão e Acompanhamento de Projetos
Visa instrumentalizar os participantes para o acompanhamento de projetos, considerando a proposta inicial, as adequações necessárias e o atingimento das metas.

Módulo 5 – Informações Básicas Sobre Gestão e Contabilidade para Entidades sem Finalidade Lucrativa
Apresentação de termos contábeis e seus significados, numa linguagem rotineira, propiciando o entendimento dos conceitos para facilitar a gestão de entidades e a participação em reuniões com contadores, profissionais correlatos ou mesmo empresários patrocinadores.

Módulo 6 – Prestação de Contas
Visa capacitar para identificação dos resultados físicos e financeiros de um projeto e seu enquadramento em demandas específicas de Prestação de Contas, como em editais ou convênios públicos, incluindo tratamento da documentação.

Módulo 7 – Ética e Integridade nas Organizações Sociais
Este módulo extra visa introduzir o debate sobre Ética nas instituições ou a aplicação prática da Integridade nas OSC`s, tanto para firmar parcerias, como para adoção em seu modelo de gestão.

Módulo Bônus – A Estrutura dos Conselhos da Criança e do Adolescente e Idoso (Nacional, Estadual e Municipal)
Apresentação do conceito e das estruturas dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, nas esferas nacional, estadual e municipal, incluindo suas regulamentações gerais e alguns modelos de ferramentas de submissão, acompanhamento e Prestação de Contas dos projetos.

Conclusão da 1ª Etapa e Solicitação de Certificado
Este módulo marca a finalização da primeira etapa e reúne os passos finais para emissão do seu certificado.

2ª Etapa – Gestão e Sustentabilidade de Projetos Culturais (50h)
Objetivo: aprofundar os conhecimentos de gestão com foco no universo cultural, capacitando gestores e instituições para estruturar, executar e prestar contas de projetos culturais de forma eficiente, transparente e sustentável. 📘 Módulos: Introdução à História e à Promoção da Cultura Compreensão do papel da cultura no desenvolvimento humano, social e econômico. Aborda políticas públicas, formação histórica do setor e os principais marcos legais da promoção cultural no Brasil. Elaboração de Projetos Culturais Metodologia para transformar ideias em projetos culturais consistentes, com foco em planejamento, escrita técnica, orçamento e análise de viabilidade. Gestão e Acompanhamento de Projetos Culturais Ferramentas de gestão, monitoramento e avaliação aplicadas a projetos culturais, incluindo cronogramas, indicadores e gestão de equipes. Prestação de Contas de Projetos Culturais Passo a passo para organização financeira e prestação de contas conforme as exigências da Lei Rouanet e de editais públicos e privados. Estrutura e Funcionamento dos Conselhos de Cultura (Nacional, Estadual e Municipal) Estudo sobre o papel dos Conselhos de Cultura, suas competências e como participar ativamente desses espaços de controle social e fomento. Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) Entendimento prático do funcionamento da Lei Rouanet, uso do sistema SALIC, trâmites de aprovação, captação e execução via incentivo fiscal. Aspectos Legais e Administrativos Relacionados às Entidades Culturais Temas jurídicos essenciais: estatutos, contratos, direitos autorais, parcerias e regulamentações específicas do setor cultural. Aspectos Contábeis em Projetos Culturais Estrutura de planejamento orçamentário, acompanhamento financeiro, obrigações fiscais e boas práticas contábeis para projetos incentivados. Ética e Compliance na Gestão de Projetos e Entidades Culturais Valores, práticas e políticas de integridade voltadas para o ambiente cultural, promovendo transparência e responsabilidade institucional.

Módulo 8 – Introdução à História e à Promoção da Cultura
O papel da cultura no desenvolvimento humano, social e econômico; políticas culturais e principais marcos históricos e legais do setor.

Módulo 9 – Elaboração de Projetos Culturais
Como estruturar projetos culturais — da ideia ao formato técnico — com foco em planejamento, objetivos, orçamento e indicadores.

Módulo 10 – Gestão e Acompanhamento de Projetos Culturais
Ferramentas e rotinas de acompanhamento de execução, metas, cronogramas e avaliação de impacto de projetos culturais.

Módulo 11 – Prestação de Contas de Projetos Culturais
Orientações práticas sobre organização financeira, comprovação de despesas e relatórios conforme normas da Lei Rouanet e de editais culturais.

Módulo 12 – Estrutura e Funcionamento dos Conselhos de Cultura (Nacional, Estadual e Municipal)
Compreensão dos conselhos de cultura e de como atuar nesses espaços de controle social e formulação de políticas públicas.

Módulo 13 – Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
Funcionamento do SALIC, tramitação de projetos, aprovação, execução e captação de recursos via incentivo fiscal.

Módulo 14 – Aspectos Legais e Administrativos Relacionados às Entidades Culturais
Aspectos jurídicos do setor: estatutos, contratos, direitos autorais, parcerias e obrigações legais das entidades culturais.

Módulo 15 – Aspectos Contábeis em Projetos Culturais
Contabilidade aplicada à cultura: controle orçamentário, fluxo financeiro e prestação de contas de projetos incentivados.

Módulo 16 – Ética e Compliance na Gestão de Projetos e Entidades Culturais
Princípios e práticas de integridade, compliance e responsabilidade social aplicadas à gestão cultural e institucional.

Conclusão da 2ª Etapa e Solicitação de Certificado
Esta conclusão marca a finalização do curso e reúne os passos finais para emissão do seu certificado e finalização do curso.

Eles tornam este projeto possível

Realização

Patrocínio

Parceiro Técnico

Promoção

Apoio

Professores e Conteudistas

Com quem você vai aprender?

Taciana Ramalho

Taciana Ramalho

Taciana Ramalho é gestora de projetos, consultora em impacto social e especialista em articulação entre terceiro setor, poder público e iniciativa privada. Fundadora e líder de iniciativas sociais e culturais, atua também como consultora em projetos culturais, esportivos, de assistência social e cidadania viabilizados por meio de leis de incentivo fiscal.

Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, com foco em liderança e gestão estratégica, além de especializações em políticas públicas de incentivo fiscal e programas socioculturais.

Atualmente, atua como consultora independente em projetos de impacto social e cultural, apoiando organizações, empresas e fundações no desenho de estratégias de impacto via incentivo fiscal, governança, diversidade e inovação social.

Lívia Furtado

Lívia Furtado

Lívia Furtado é advogada especialista em Terceiro Setor, mediadora de conflitos e consultora de projetos socioambientais. Proprietária do escritório jurídico especializado em Direito do Terceiro Setor Lívia Furtado Advocacia e Consultoria.

Possui certificação internacional em gestão de projetos para o setor de desenvolvimento – Project Management for Development Professionals – Project DPro. Pós-Graduação em Direito Público e Direito Constitucional pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático. LLM em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos pela ESA/OAB, com certificação internacional em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela UEMG. Membro da Comissão Permanente de Direito do Terceiro Setor da OAB/MG. Foi pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa em política pública da pessoa idosa e gestão jurídica das organizações. Assessora jurídica da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado e do Sistema Divina Providência. Professora da Fundação Dom Cabral e da PUC Minas em Governança e Compliance.

Possui um escritório jurídico especializado em associações, fundações, institutos empresariais e projetos culturais que atuam no Terceiro Setor.

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Contador, perito judicial e extrajudicial, com sólida experiência em perícia contábil, auditoria e consultoria empresarial. Pós-graduado em Perícia Contábil, Controladoria e Auditoria, é especialista em Contabilidade Gerencial e atualmente cursa Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial.

Membro da Comunidade de Perícia Bancária do IBCAPPA, possui especialização em Perícia Bancária, Financeira e Apuração de Haveres. Atua como perito judicial nomeado em Varas Cíveis, Trabalhistas, Empresariais e de Família, além de processos de interesse do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Também presta serviços como assistente técnico contábil para escritórios de advocacia, elaborando pareceres e acompanhando todas as fases do processo judicial.

🎓 É facilitador de cursos livres nas áreas de Perícia Cível, Trabalhista, Contabilidade, Fiscal e Tributária em instituições como FECON/MG, CDL Itaúna e sindicatos de contabilistas em Minas Gerais. Foi professor convidado na PUC/MG, UNA e FACISA/MG, ministrando disciplinas de Contabilidade Tributária, Perícia Cível e Perícia Trabalhista.

Empreendedor, é fundador da ACM Business Consulting Ltda., diretor financeiro da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais, e diretor do setor de MEIs e Microempresas da AMPEC – Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Belo Horizonte/MG.

Patrícia Siman

Patrícia Siman

Patrícia é advogada especialista em Direito do Terceiro Setor, com ampla atuação em assessoria jurídica e na gestão de organizações sociais. Atua como consultora em projetos socioambientais e culturais, com experiência em elaboração de estatutos, regularização institucional e fortalecimento da governança de OSCs.

Possui certificações nacionais e internacionais em gestão de projetos sociais e desenvolvimento institucional, além de especializações em mediação de conflitos, políticas públicas e legislação aplicada ao setor.

Atualmente, dedica-se à consultoria e formação de gestores e lideranças sociais, apoiando instituições em temas como governança, compliance, sustentabilidade financeira e desenvolvimento de projetos com impacto social.

Mario Bruno

Mario Bruno

Mário Bruno Hingst Manzolillo é gestor e consultor com ampla trajetória no Terceiro Setor, com experiência consolidada em planejamento, estruturação institucional e gestão de projetos sociais, culturais, educacionais e esportivos. Atua na elaboração, acompanhamento e prestação de contas de projetos, bem como na reestruturação administrativa e financeira de organizações da sociedade civil.

Com forte atuação técnica e formativa, foi instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) e da Fundação de Ensino do Serviço Público (FESP), além de ter elaborado e acompanhado mais de 200 projetos aprovados em leis de incentivo e editais públicos, contribuindo diretamente para o fortalecimento da gestão e da sustentabilidade das OSCs no país.

É membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais e fundador da Confederação Brasileira de Fundações e da Federação de Fundações do Rio de Janeiro, instituições voltadas à articulação e ao desenvolvimento do campo fundacional brasileiro. Também foi presidente do Conselho Federal e do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, destacando-se pela liderança e compromisso com a promoção de políticas públicas e o aprimoramento da governança no setor.

Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gestão de Negócios pela FEAD, Mário Bruno se distingue pela visão estratégica, capacidade de articulação intersetorial e dedicação ao desenvolvimento institucional do Terceiro Setor brasileiro.

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