Capacitar – Gestão Profissional de Entidades Sociais

Gratuito
Gratuito

Material inclui

  • Videoaulas com instrutor
  • Apostilas de apoio
  • Questionários para fixação
  • Encontros ao vivo
33h
de duração
Todos os níveis
Nível de dificuldade
Certificado
de conclusão

SOBRE O CURSO

O Programa de Capacitação Profissional para as entidades atuantes na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é direcionado a Membros e Colaboradores das Organizações da Sociedade Civil – OSC e dos Conselhos Municipais de Defesa da Criança e do Adolescente. De uma forma mais ampla, pretende capacitar Dirigentes, Conselheiros e Colaboradores (formais ou informais) das entidades atuantes na Defesa das Crianças e Adolescentes ou qualquer cidadão que deseje colaborar, atuar ou constituir sua própria entidade para atuar no âmbito da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para Quem é o Curso

  • Membros e Colaboradores das entidades atuantes na Defesa das Crianças, Adolescentes e Idoso ou qualquer cidadão que deseje colaborar, atuar ou constituir sua própria entidade.

Requisitos

  • O curso não tem pré-requisitos

Conteúdo do curso

Informações Gerais
Este espaço visa centralizar todos os materiais e comunicações essenciais do curso, servindo como ponto de partida e referência contínua para os(as) cursistas. Neste espaço, você encontrará: - 📅 Agenda completa dos encontros ao vivo, com links de acesso e gravações; - 🧭 Orientações gerais sobre o curso, incluindo o funcionamento da plataforma, certificados e suporte; - 📚 Materiais complementares e documentos de apoio relacionados aos módulos; - 💬 Canais oficiais de comunicação, para tirar dúvidas e acompanhar os avisos importantes; - 🔗 Links úteis e informações sobre os projetos e parceiros envolvidos. Este será seu ponto de referência durante toda a jornada no Capacitar!

Módulo 1 – Introdução ao Terceiro Setor e seu Marco Regulatório
Breve histórico das ações de filantropia, possibilitando um entendimento crítico das práticas atuais e do contexto da legislação. Serão apresentadas as possíveis formas de constituição legal de uma entidade sem finalidade lucrativa, o novo Marco Legal do Terceiro Setor e sobre o título de OSCIP.

Módulo 2 – O Estatuto e a Documentação Institucional
Estrutura básica e análise prática de um Estatuto, com os itens obrigatórios e as possibilidades de se trabalhar seu conteúdo, de forma a atender às especificidades da instituição.

Módulo 3 – Elaboração de Projetos e Aspectos da Captação de Recursos
Visa transferir conhecimentos metodológicos sobre elaboração de projetos, desde a leitura de editais ou similares, até a redação final do projeto, considerando os quesitos e características de cada edital e as despesas para execução.

Módulo 4 – Gestão e Acompanhamento de Projetos
Visa instrumentalizar os participantes para o acompanhamento de projetos, considerando a proposta inicial, as adequações necessárias e o atingimento das metas.

Módulo 5 – Informações Básicas Sobre Gestão e Contabilidade para Entidades sem Finalidade Lucrativa
Apresentação de termos contábeis e seus significados, numa linguagem rotineira, propiciando o entendimento dos conceitos para facilitar a gestão de entidades e a participação em reuniões com contadores, profissionais correlatos ou mesmo empresários patrocinadores.

Módulo 6 – Prestação de Contas
Visa capacitar para identificação dos resultados físicos e financeiros de um projeto e seu enquadramento em demandas específicas de Prestação de Contas, como em editais ou convênios públicos, incluindo tratamento da documentação.

Módulo 7 – A Estrutura dos Conselhos da Criança e do Adolescente e Idoso (Nacional, Estadual e Municipal)
Apresentação do conceito e das estruturas dos Conselhos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Idoso, nas esferas nacional, estadual e municipal, incluindo suas regulamentações gerais e alguns modelos de ferramentas de submissão, acompanhamento e Prestação de Contas dos projetos.

Módulo 8 – Ética e Integridade nas Organizações Sociais
Este módulo extra visa introduzir o debate sobre Ética nas instituições ou a aplicação prática da Integridade nas OSC`s, tanto para firmar parcerias, como para adoção em seu modelo de gestão.

Conclusão do Curso e Solicitação de Certificado
Marca a finalização do curso e reúne os passos finais para emissão do seu certificado.

Eles tornam este projeto possível

Realização

Patrocínio

Parceiro Técnico

Promoção

Apoio

Professores e Conteudistas

Com quem você vai aprender?

Taciana Ramalho

Taciana Ramalho

Taciana Ramalho é gestora de projetos, consultora em impacto social e especialista em articulação entre terceiro setor, poder público e iniciativa privada. Fundadora e líder de iniciativas sociais e culturais, atua também como consultora em projetos culturais, esportivos, de assistência social e cidadania viabilizados por meio de leis de incentivo fiscal.

Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, com foco em liderança e gestão estratégica, além de especializações em políticas públicas de incentivo fiscal e programas socioculturais.

Atualmente, atua como consultora independente em projetos de impacto social e cultural, apoiando organizações, empresas e fundações no desenho de estratégias de impacto via incentivo fiscal, governança, diversidade e inovação social.

Lívia Furtado

Lívia Furtado

Lívia Furtado é advogada especialista em Terceiro Setor, mediadora de conflitos e consultora de projetos socioambientais. Proprietária do escritório jurídico especializado em Direito do Terceiro Setor Lívia Furtado Advocacia e Consultoria.

Possui certificação internacional em gestão de projetos para o setor de desenvolvimento – Project Management for Development Professionals – Project DPro. Pós-Graduação em Direito Público e Direito Constitucional pelo Instituto para o Desenvolvimento Democrático. LLM em Mediação, Gestão e Resolução de Conflitos pela ESA/OAB, com certificação internacional em Mediação de Conflitos pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela UEMG. Membro da Comissão Permanente de Direito do Terceiro Setor da OAB/MG. Foi pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa em política pública da pessoa idosa e gestão jurídica das organizações. Assessora jurídica da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado e do Sistema Divina Providência. Professora da Fundação Dom Cabral e da PUC Minas em Governança e Compliance.

Possui um escritório jurídico especializado em associações, fundações, institutos empresariais e projetos culturais que atuam no Terceiro Setor.

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Antonio Carlos

Contador, perito judicial e extrajudicial, com sólida experiência em perícia contábil, auditoria e consultoria empresarial. Pós-graduado em Perícia Contábil, Controladoria e Auditoria, é especialista em Contabilidade Gerencial e atualmente cursa Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial.

Membro da Comunidade de Perícia Bancária do IBCAPPA, possui especialização em Perícia Bancária, Financeira e Apuração de Haveres. Atua como perito judicial nomeado em Varas Cíveis, Trabalhistas, Empresariais e de Família, além de processos de interesse do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Também presta serviços como assistente técnico contábil para escritórios de advocacia, elaborando pareceres e acompanhando todas as fases do processo judicial.

🎓 É facilitador de cursos livres nas áreas de Perícia Cível, Trabalhista, Contabilidade, Fiscal e Tributária em instituições como FECON/MG, CDL Itaúna e sindicatos de contabilistas em Minas Gerais. Foi professor convidado na PUC/MG, UNA e FACISA/MG, ministrando disciplinas de Contabilidade Tributária, Perícia Cível e Perícia Trabalhista.

Empreendedor, é fundador da ACM Business Consulting Ltda., diretor financeiro da Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais, e diretor do setor de MEIs e Microempresas da AMPEC – Associação dos Micro e Pequenos Empresários de Belo Horizonte/MG.

Bruno Manzolillo

Bruno Manzolillo

Bruno Manzolillo

Bruno Manzolillo

Administrador e Advogado. Professor da UnB, Conselheiro do CONAMA, Presidente da Fundação PRO UNI-RIO, Presidente da FBCN e Presidente e Fundador da Federação de Fundações do Estado do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Fundações.

Patrícia Siman

Patrícia Siman

Patrícia é advogada especialista em Direito do Terceiro Setor, com ampla atuação em assessoria jurídica e na gestão de organizações sociais. Atua como consultora em projetos socioambientais e culturais, com experiência em elaboração de estatutos, regularização institucional e fortalecimento da governança de OSCs.

Possui certificações nacionais e internacionais em gestão de projetos sociais e desenvolvimento institucional, além de especializações em mediação de conflitos, políticas públicas e legislação aplicada ao setor.

Atualmente, dedica-se à consultoria e formação de gestores e lideranças sociais, apoiando instituições em temas como governança, compliance, sustentabilidade financeira e desenvolvimento de projetos com impacto social.

Mario Bruno

Mario Bruno

Mário Bruno Hingst Manzolillo é gestor e consultor com ampla trajetória no Terceiro Setor, com experiência consolidada em planejamento, estruturação institucional e gestão de projetos sociais, culturais, educacionais e esportivos. Atua na elaboração, acompanhamento e prestação de contas de projetos, bem como na reestruturação administrativa e financeira de organizações da sociedade civil.

Com forte atuação técnica e formativa, foi instrutor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) e da Fundação de Ensino do Serviço Público (FESP), além de ter elaborado e acompanhado mais de 200 projetos aprovados em leis de incentivo e editais públicos, contribuindo diretamente para o fortalecimento da gestão e da sustentabilidade das OSCs no país.

É membro do Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais e fundador da Confederação Brasileira de Fundações e da Federação de Fundações do Rio de Janeiro, instituições voltadas à articulação e ao desenvolvimento do campo fundacional brasileiro. Também foi presidente do Conselho Federal e do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, destacando-se pela liderança e compromisso com a promoção de políticas públicas e o aprimoramento da governança no setor.

Graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Gestão de Negócios pela FEAD, Mário Bruno se distingue pela visão estratégica, capacidade de articulação intersetorial e dedicação ao desenvolvimento institucional do Terceiro Setor brasileiro.

Deseja receber notificações em push para as principais atividades do site? (recomendado)